Quem somos | Onde estamos | Fale conosco

NATUREZA INSTITUCIONAL

 

O aprender inicial e contínuo é essencial em toda profissão. Essa atitude deve ser fomentada em função de duas questões fundamentais, quais sejam: a representação social valorativa da identidade profissional que se deseja e, o sucesso da profissionalização dos sujeitos no envolvimento com os  diversos espaços de exercício das profissões.

 

   O atual contexto histórico, forjado sob o manto da globalização, da multimídia e do progresso tecnológico tem colocado novas exigências para o mundo do trabalho. No Brasil, a esteira dos novos critérios para regulação do mercado, notadamente a partir das décadas de 1990, tem-se destacado a importância da formação profissional como ferramenta imprescindível para a inserção e permanência dos profissionais no mercado de trabalho.

 

   A formação inicial deve ser entendida como um espaço que por excelência deve proporcionar sólidas habilidades (científica e profissional) e conceitos (técnico, pedagógico, cultural, político, filosófico e social), devendo capacitar o futuro profissional para assumir o exercício da profissão em toda a sua complexidade, atuando reflexivamente com a flexibilidade e o rigor necessários (IMBERNÓN, 2004).

 

   A formação contínua deve ser entendida como um processo de construção permanente de conhecimento e de desenvolvimento profissional, proporcionando novas reflexões sobre a ação profissional e os novos meios para desenvolver e aprimorar o trabalho. Essa continuidade da formação dos indivíduos se traduz em uma dimensão importante para a qualificação profissional, haja vista que constitui uma proposta significativa de “hominização” (FREIRE, 2003), na qual o homem integral se produz em interação com o coletivo.


Assim, compreendemos que a tanto a formação inicial como a formação continuada não são um fim em si mesmas, mas espaços que proporcionam atitudes interativas e dialéticas que devem conduzir a valorização da necessidade da atualização permanente em função das mudanças que se produzem na esteira das profissões. A ação coordenada desses eixos de formação devem estimular o desenvolvimento de um profissional de múltiplas inteligências por meio da competente ação-reflexão promotora da conceituação, criação de estratégias, classificações, contextualizações, intervenções, cooperação e análise com vista a construção do estilo rigoroso e investigativo que a sociedade do conhecimento requer (GAUTHIER, 2000; GARCIA, 1999; GARDINER, 2007; IMBERNÓN, 2004; SCHON, 1992; SCHUTZ, 1987; TARDIF, 2000; THERRIEN, 1998).

 

   Considerando os aspectos anteriormente elucidados, o IESP - Instituto de Ensino Superior Potiguar e a CARPEDIEM – Assistência Educacional, Cursos e Eventos  buscam se constituir em espaços de oportunidades propícias para a democratização da formação profissional, seja ela inicial ou continuada, de diversos segmentos profissionais. Nesses moldes, pretende colaborar com aqueles que primam por sólidas bases, ancoradas na conscientização político-filosófica e crítico-reflexiva, da sua profissão como pré-requisito essencial para a formação profissional de qualidade social.

 

FOCO INSTITUCIONAL

 

O IESP - Instituto de Ensino Superior Potiguar organiza e promove cursos de formação inicial (Graduação), de Pós-Graduação (Lato Sensu e Strictu Senso), de Aperfeiçoamento, de Técnica e de Capacitação ProfissionalProferindo títulos a graduandos, pós-graduandos e tecnolandos que compõe o corpo discente dos cursos ofertados, desenvolvidos por meio de parcerias com Instituições devidamente habilitadas pelo Ministério da Educação - MEC, respaldadas por resoluções e portarias, assim como autorizadas pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Norte.

 

O Instituto de Ensino Superior Potiguar  tem sua sede instituída na Av. Industrial João Francisco da Mota, 592, Bom Pastor, Cidade de Natal, Estado do Rio Grande do Norte – Brasil, Fone/Fax – (84) 3234-0980.

 

O Campus de aulas situa-se nas instalações com a seguinte estrutura:

ESTRUTURA FÍSICA DO CAMPUS - SETOR DE AULAS TEÓRICAS E EMPÍRICAS

 

Dependências

Quantidade

Salas de aulas

05

Direção

01

Coordenação

02

Secretaria

01

Laboratório de informática

01

Sala de vídeo

01

Sala da Supervisão

01

Banheiros

05

Sala de Depósito

01

Cozinha

01

Refeitório

01

Auditório

01

Praça de alimentação

01

Biblioteca

01

 

A CARPEDIEM – Assistência Educacional, Cursos e Eventos organiza e promove eventos em diferentes cenários nacionais, com a participação de palestrantes renomados que contemplam diversas áreas do conhecimento. Além do alto nível das discussões proporcionadas nos encontros a referida  mantém vários projetos nacionais e internacionais de publicação, virtual e impressa, proferindo títulos de apresentação e de participação aos que prestigiam os eventos, fortalecendo os currículos dos estudantes e profissionais que freqüentam as atividades.

          
A CARPEDIEM – Assistência Educacional, Cursos e Eventos tem sua sede instituída na Cidade de Natal, Estado do Rio Grande do Norte – Brasil. Situa-se no mesmo endereço do IESP.

 

 

Todos os direitos reservados ao IESP - Instituto de Ensino Superior Potiguar ® - Desenvolvido por Eddean Riquemberg